-- End of the comment -->

5 PONTOS TURÍSTICOS PARA FOTOGRAFAR EM SÃO JOÃO DEL-REI-MG

motocicleta
COMEÇA, HOJE, O BIKE FEST EM TIRANDENTES – MG
20 de junho de 2018
bike fest - Paço do Lavradio, - Campo das Vertentes
PAÇO DO LAVRADIO NA IMPRENSA
4 de julho de 2018

5 PONTOS TURÍSTICOS PARA FOTOGRAFAR EM SÃO JOÃO DEL-REI-MG

sao joao del rei

Hospitalidade São João del-Rei

São João del-Rei é uma das cidades mineiras mais ricas historicamente. Berço do ex Presidente Tancredo Neves, as igrejas guardam tesouros culturais de artistas barrocos como Aleijadinho. As ruas estreitas de paralelepípedo carregam memórias de personalidades e pessoas comuns que participaram de períodos importantes do nosso país.  A beleza da cidade encanta não só quem vive no local, mas também que passa por ele. Selecionamos os 5 melhores pontos turísticos para fotografar na bela cidade dos sinos.

1. IGREJA SÃO FRANCISCO DE ASSIS

igreja são francisco

Igreja de São Francisco de Assis é um templo católico fundado pela Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis. A igreja, começada em 1774, é um dos principais marcos da arte colonial brasileira, tornando-se famosa pela beleza de sua arquitetura, pela riqueza de sua talha e pela participação nas obras do mestre Aleijadinho, autor do projeto, mais tarde modificado por Francisco Cerqueira. Devido à sua importância, a igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) junto com todo o seu acervo.

 

2. MARIA-FUMAÇA 

estacao ferroviária sao joao del rei

Foto: Eduardo Rocha/RR

A antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, abre caminho entre o Cerrado e a Mata Atlântica para levar o turista a um belo passeio pelas serras do complexo de São José. Além das belezas naturais, o passeio também conta com grandes atrações turísticas e culturais como a Rotunda, o incrível giro da locomotiva – realizado de maneira manual, preservando o costume da época da Maria Fumaça – e o Museu Ferroviário.

São João del-Rei x Tiradentes

São 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX. Tudo isso a bordo da Maria-Fumaça mais antiga em operação no Brasil.

 

3. LARGO DO CARMO

largo do carmo

O Largo do Carmo é um dos locais mais preservados na arquitetura colonial. As ruas de paralelepípedo e os casarões são uma volta ao passado. De frente está a Igreja Nossa Senhora do Carmo, uma das principais igrejas coloniais da cidade, erguida na fase áurea do rococó. A atual fachada da igreja foi iniciada em 1787, tendo como diretor das obras e seu artífice, o grande mestre português Francisco de Lima Cerqueira, que na ocasião trabalhava na construção da Igreja de São Francisco de Assis.

 

4. PONTE DA CADEIA

ponte da cadeia

Um dos mais conhecidos marcos da cidade de São João del Rei (MG), a ponte da Cadeia impõe-se na paisagem urbana com seus arcos e muradas de pedra, próxima da atual sede da Prefeitura Municipal. A construção se deu em 1797, depois que a antiga obra, feita de madeira, ruiu durante a passagem de uma procissão. Fez-se então a nova ponte com pedra, a primeira a utilizar este tipo de material na cidade. Erguida sobre o córrego do Lenheiro, foi inaugurada em 1849.

5. IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

igreja das merces

Com seu elegante frontispício, fica situada num dos pontos mais elevados da cidade. Foi remodelada em 1808, em substituição à primitiva capela de antes de 1751. Depois, em 1877, foi praticamente reconstruída. Possui apenas uma torre, que fica 10 metros afastada da linha da fachada e é ligada ao corpo da igreja através de um estreito corredor.

 

Gostou do post? Deixe um comentário e compartilhe nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × dois =

//]]>